A mediação
entre o divino e o humano, pela sua própria natureza do mistério e
transcendência, sempre se ajeitou notavelmente ao aparecimento de casos
duvidosos. E até à contrafacção, pois tem havido por vezes gente suficientemente
destituída de escrúpulos para pôr a render em seu benefício a fé simples do
carvoeiro de que já falava o filósofo. Por isso, periodicamente, surgem aqui e
ali os videntes e os miraculados. Graças a Deus, a Igreja tem um filtro muito
apertado por onde côa as manifestações ditas sobrenaturais e limita-se a
autorizar, com muita cautela, os casos raros em que descobre irrefutavelmente
impressa a dedada divina.
Não faz
grandes semanas que, algures num lugarejo esconso do Minho, uma criança afirmou
ter visto Nossa Senhora e algumas outras pessoas testemunharam sinais
misteriosos. A imprensa nortenha concedeu ao caso as parangonas de costume, em
primeira página. Ignoro em que ponto se encontra o assunto, mas a atitude da
Igreja terá sido, uma vez mais, de extrema prudência.
Há muitos anos, em Grijó, Macedo
de Cavaleiros, uns pastorinhos proclamaram ter visto a Senhora numa fraga
desviada da povoação, para onde logo afluíram mós de gente em busca de uma
experiência de contacto imediato com o sobrenatural. O lugar chama-se, desde
então, a Fraga da Santa. Não consegui apurar ao certo quando se deu isto, ainda
bem vivo na memória dos velhos da aldeia. Mas creio não errar muito ao aventar
que terá sido à boca dos anos vinte, uma sequela das aparições de Fátima. Que
aldeia desdenharia ter no seu termo uma réplica, coincidente quase ponto por
ponto, dos acontecimentos da Serra de Aire?
O que levará
as pessoas, particularmente os simples, como é o caso dos pastorinhos, a
anunciar visões e revelações? Não vamos meter tudo no mesmo saco. Em muitos
casos, porventura a maioria, não haverá desonestidade — apenas alucinação. A
pessoa não finge dolosamente que vê: vê mesmo. A fé em bruto e a incapacidade
crítica fazem o milagre. E o colectivo, atascado de natural e sedento de
sobrenatural, avoca-o, amplia-o, dá-lhe a dimensão de coisa incontestável,
consagra-o. E nada disto é, no fundo, pecaminoso, porque ninguém está de má fé.
Como o parvo de Gil Vicente, «per malícia não erraste».
Infelizmente,
nem sempre as coisas se passam com esta candura e naturalidade. Era eu miúdo,
aí pelos começos da década de cinquenta, rompeu grande alvoroço por todo o
distrito de Bragança. Em Vilar Chão, concelho de Alfândega da Fé, surgia subitamente
uma santa — a santinha de Vilar Chão, como logo lhe chamaram. Estou a ver a
sua imagem, reproduzida aos milhares em postais, pagelas e estampas daquelas
que os romeiros entalam na fita do chapéu: uma mulher ainda nova, magra e
pálida, embiocada num lenço preto, o resto da roupa preto também. Nas mãos
abandonadas sobre o regaço, um rosário. E, na testa e nas costas de uma mão, a
marca de santidade: uma cruz gravada a negro. Dizia-se que as cruzes
apareciam ali por obra e graça do Senhor. Inculcava-se a criatura vidente e
miraculosa. E, de facto levadas por uma fé cega e por mil e um desideratos
(sarar de alguma doença, reaver o sossego perdido, tirar um filho da má vida),
ali passaram brevemente a confluir multidões de fiéis, em excursão ou romagem
solitária. A bandeja dos donativos, ao fim do dia, estava acogulada a
transbordar. Era um negócio florescente.
Talvez valha
a pena contar um dia esta história exemplar. Há ainda quem se lembre muito bem
de como tudo se passou, inclusivamente do desmascarar da farsa, que se
revestiu aliás de pormenores burlescos, capazes de nos provocar uma saborida
gargalhada, se não nos provocasse antes um asco irreprimível esta manipulação
despudorada do divino em beneficio de algumas carteiras — que não a da própria “santinha”,
ao que julgo saber joguete inconsciente de outros passarões.
Descoberta a
mescambilha, o povo caiu em si, lamentado porventura a esmola esportulada e a
cera gasta com ruim defunto. E a musa popular pegou no caso e deu-lhe a
imortalidade sob a forma de sextilha:
Para Alfândega da Fé
Toda a gente vai d'a pé,
De carreira ou de carroça,
Ver a menina modesta,
Que tem uma cruz na testa
Feita com carvão da choça.
É a
desmistificação poética duma burla que, se acaso há justiça para além desta
coisa meio esquisita a que chamamos mundo, há-de ter em sede própria outras
desmistificações menos jocosas.
A. M. Pires Cabral, in A Região, 27 de Fevereiro de 1985
Notas do autor do blogue:
1- Esta fotografia que, retrata tal e qual como era esta "santinha", é uma relíquia sagrada de uma família do Douro, concretamente da Penajóia, onde certamente, nos anos 50, foi também venerada pela força da mistificação dos seus "milagres" .
2- Esta história foi brilhantemente ficcionada pelo escritor A. M. Pires Cabral no conto "Uma cruz na testa, outra nas costas da mãos" que faz parte do livro " Os Anjos Nus", das Edições Cotovia, de 2012.
Notas do autor do blogue:
1- Esta fotografia que, retrata tal e qual como era esta "santinha", é uma relíquia sagrada de uma família do Douro, concretamente da Penajóia, onde certamente, nos anos 50, foi também venerada pela força da mistificação dos seus "milagres" .
2- Esta história foi brilhantemente ficcionada pelo escritor A. M. Pires Cabral no conto "Uma cruz na testa, outra nas costas da mãos" que faz parte do livro " Os Anjos Nus", das Edições Cotovia, de 2012.
...É particularmente interessante este texto..
ResponderEliminar..Apreciei ...bastante...