sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-4



Terra Ingrata

Autor: João de Araújo Correia

1º Edição: Portugália Editora,1946
2º Edição revista pelo autor: Imprensa do Douro,1972
3º Edição: Editorial Estampa,1985




"Tinham razão os admiradores de João de Araújo Correia. É, na verdade, um artista de raros dons. Caracteriza-o sobretudo, o que pode chamar-se um laconismo eloquente - porque, no mínimo de palavras, com o mínimo de efeitos, levanta uma figura, narra um episódio doloroso ou trágico, marca o cenário e os tipos da sua galeria rústica. Grande parte dos contos acabam por uma nota dura e irónica - decerto para vincar melhor o sentido dos contrastes.
(...)
Assim João de Araújo Correia nos revela, embora com sobriedade e pudor singulares - com o seu eloquente laconismo de observador de costumes e de modelador de caracteres - o agudo sentimento das desgraças e dos grotescos do mundo, através de uma série de pobres criaturas dobradas por inclemência da sorte, incapazes de se libertarem das algemas que as prendem ou das sombras que as esmagam...
"Terra Ingrata" é um livro forte e amargo. Tanto mais forte quanto mais amargo; de um realismo flagrante que chega a fazer doer - tal a impressão de vermos, de vivermos, sobretudo de sofrermos aquilo que, diante de nós, compõe o negro friso desses negros destinos."

João Ameal in Diário da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário