domingo, 8 de junho de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-13






Passos Perdidos
(Crónicas Dispersas)

Autor: João de Araújo Correia
Edição: Portugália Editora, 1967


"Não se confunda o título - Passos Perdidos - com a antecâmara do templo maçónico ou parlamento político. Passos Perdidos, se nos cingirmos à letra, são passadas inúteis. Assim considero as que aventurei e vou aventurando na imprensa periódica - nomeadamente O Comércio do Porto.
Passos Perdidos são as minhas crónicas, avidamente lidas, as, prontamente esquecidas.Não fazem mossa durável de quem as lê. São uma espécie de cigarro que se fuma e cuja ponta se deita fora. Se lograssem impressionar a alma do leitor, mais atento ao estilo do que à substância, não seriam de todo vãs como apontamento de males e remédios ou até de vislumbre de sugestões ou coisas.
Quem me dera ser escutado! Julgaria sempre limpa a minha testada de homem social. Teimo varrê-la, porque a vejo cada vez mais suja. Teimo e reteimo como articulista. Desvio-me da ficção para pôr olhos rectos na realidade. Quando se me afigura feia, redobro de energia.Ponho-me a varrer com mais afinco. Só assim me aproximo do contentamento. Mas, o contentamento é um ideal, é o topo da ladeira por onde escorrega o calhau de Sísifo. Se quiserem deitar-me uma mãozinha, perdoem-me a contumácia, tão escandalosa, que se torna inquebrantável. Prova-o a minha reincidência em percorrer, com este livro, um caminho que se deliu ao sabor dos meus passos. Passos Perdidos...

João de Araújo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário