Drº Aires Querubim de Menezes Soares- Medalha de Ouro da LBP, em 2012 |
Acabei de receber uma notícia muito triste: hoje, morreu o Dr. Aires Querubim.
Uma notícia muito triste para mim, seu admirador e velho amigo.
Uma notícia mais triste para a Régua, a cidade que escolheu para viver quase toda a sua vida, educar suas filhas, para excercer activamente cidadania, ser político ao serviço do povo e de causas regionais que sempre soube defender mais e melhor, quando chegou ao lugar de Governador Civil do Distrito de Vila Real e, ainda teve tempo, para se dedicar à advocacia.
Uma notícia ainda mais triste para a centenária Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua, onde mais renderam os seus talentos e se elevaram os seus valores civícos, éticos e morais. Aqui a História tem abrir mais uma das suas páginas para escrever seu nome, em letras grandes e generosas, depois evocar a sua enorme dedicação e, por fim, distinguir toda a grande obra que realizou, como um grande presidente da direcção (1972-1980), numa passagem que, por ele, foi recordada assim:
"Desde criança que sou admirador e amigo dos Bombeiros Voluntários. O meu tio mais velho, Eduardo Menezes, irmão de minha mãe, era bombeiro e foi, durante alguns anos, comandante dos bombeiros de Alpiarça.
Uma vez por ano, na véspera do 5 de Outubro, vinha jantar a casa de meus pais, onde ficava para no dia seguinte comemorar com os seus correligionários a implantação da República. Quando conheci o nosso Comandante Carlos Cardoso, alto e aprumado, lembrava-me muitas vezes do meu tio.
Ao ser sondado para concorrer às eleições como candidato a presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários aceitei imediatamente com alegria, ainda que sentindo a responsabilidade do esforço que tal tarefa, a concretizar-se, me exigiria. Se é verdade que tinha trinta e poucos anos, pensava também que já era pai de quatro filhas e advogado com uma intensa atividade.
Fui eleito e comecei logo a trabalhar com dedicação e empenho. Queria ser digno da memória do meu saudoso tio Eduardo e dos meus ilustres predecessores, doutor Júlio Vilela, Vieira de Castro, Camilo de Araújo Correia, Abel Almeida e tantos outros."
Acabei de receber uma notícia muito triste: morreu um Homem Bom.
Em volta da Régua, os montes quando souberam trajaram de preto, reflectido o cinzento pesado e escuro do céu.
Morreu o Drº Aires Querubim, um homem justo e que fez da sua vida um constante caminhar para a verdade. Que da sua memória saibamos aprender o que ele tanto semeou em vida e, acima de tudo, que o seu legado seja um exemplo para seguir.
Régua, 19 de Junho de 2017
José Alfredo Almeida
Os meus mais sentidos pêsames, pêsames que já enviei à filha Paula. Eu sou bisneto de Teresa Meneses, irmã do tio Maximino. Um abraço.
ResponderEliminarDiamantino Augusto Cunha
..Como me entristece..!!
ResponderEliminar..A vida ...é injusta ..!!