Foto: josé alfredo almeida |
Esta é uma casa simbólica da Régua e um digno exemplo do dinamismo comercial de uma terra que nasceu e cresceu como se fosse toda ela uma grande balcão de negócios.
Esta casa marcou um tempo e várias famílias e gerações.
Esta casa faz parte história na Régua e dos seus Bombeiros que não esquecem o incêndio que a destruiu e roubou a vida a um jovem bombeiro de 33 anos, o João Figueiredo, mais conhecido por João dos Óculos.
Muitos reguenses devem lembrar-se desta casa e dela ter uma recordação viva para contar aos seus amigos e descendentes.
Pode dizer-se que muitas décadas antes de aparecerem as superfícies comercias, a Régua teve aqui aberto ao público o grande e moderno supermercado que todo vendeu e alcançou fama e grande sucesso comercial.
Esta casa era conhecida como a Casa VIÚVA LOPES.
Ela conseguiu sobreviver ao fatídico incêndio de Agosto de 1953, mas não às mudanças do tempo e às novas regras do monopólio comercial .
Mas, acabou por desaparecer no nosso tempo, no século XX, mas com uma história cheia de acontecimentos e memórias. Pena que é que o comércio reguense não tenha sido capaz de escrever para além do registo do deve e haver.
EU NASCI NESTA CASA......NO QUARTO DO FUNDO
ResponderEliminarFoi a casa dos meus Avós, onde a família Vieira de Castro passou sempre os seus Natais, entre esta casa e a casa de Poiares :). Bela recordação!!!
ResponderEliminarTambem recordo ter dormido nesta casa com a minha tia avó, Eulália, e minha prima Luisa.
ResponderEliminar