Foto: josé alfredo almeida |
Ainda é uma tradição que se cumpre na Régua, na noite de 30 de Abril para 1 de de Maio: um símbolo de protecção para quem acredita possa afastar todos - ou alguns - os males da vida.
Diz o historiador Leite de Vasconcelos que a tradição das Maias é uma festa popular de origem pagã, ligada a ritos de fertilidade do início da Primavera e do novo ano agrícola, que afastaria ainda o mau-olhado e as bruxas de casa. Há várias explicações para esta tradição de que Leite de Vasconcelos destaca duas, sendo que uma dela está relacionada:com à fuga para o Egipto, tendo Maria deixado pelo caminho muitos ramos de giesta para não se enganar na volta e está ligada ao nascimento de Jesus Cristo, quando os judeus o procuraram para o matarem, e, como soubessem que ele estava numa determinada casa, colocaram-lhe à porta um ramo de giesta, a fim de o prenderem no dia seguinte, mas messe dia. porém, todas as casas da povoação apareceram marcadas, e os judeus não puderam encontrar.
Diziam os meus avós que pôr um ramo de maias um sinal de assinalar o bem da vida, a sua beleza e a fertilidade da terra.
E eles foram felizes uma vida inteira.
E eles foram felizes uma vida inteira.
Acreditar , na sabedoria , dos "nossos avós ",
ResponderEliminarou bisavós.
Aprendemos... vivemos ..., com "ELES" ,sempre !
Um bonito excerto , este !