quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Autobiografia



"Filho de pais remediados, nasci em Canelas do Douro, concelho de Peso da Régua, na madrugada de 1 de Janeiro de 1899. 
Frequentei as primeiras letras e instrução primária na sede do concelho, onde meus pais se fixaram quando completei ou ia completar os meus três anos de idade.
Em 1910, tinha eu onze anos, fiz exame de instrução primária na Escola Normal de Vila Real. Estou a ver-me subir e descer uma escadaria de velha casa, que me pareceu muito importante.
Em 1912, fiz exames singulares de Francês e Inglês, quinto ano ou quinta classe, numa airosa sala do liceu de Vila Real. Com estas habilitações, consegui frequentar e concluir, em três anos, o curso dos liceus. 
Frequentei-o na Escola Académica do Porto, donde saí, aos 16 anos para me matricular na Universidade.
Frequentava eu o 3º ano de Medicina, antes de cumprir os meus vinte anos, quando adoeci gravemente. 
Obrigado a interromper o curso, por falta de saúde e mais alguma razão, sobrevinda à convalescença, concluí-o em Outubro de 1927. Perdi seis anos de frequência escolar.
Mas, não os perdi de todo…
Passei-os em Canelas sem inacção mental e sem prejuízo do meu tratamento.
Quando me formei, era homem de razoável cultura e muita reflexão, própria de quem foi doente meia dúzia de anos.
Durante a convalescença, publiquei prosa e verso nos jornais da Régua. Mas, de regresso às aulas e após a formatura, já casado e com dois filhos, interrompi a lide literária para me dedicar ao estudo e prática da medicina. Entretanto, sem deixar de querer bem à arte de curar, que nunca abandonei, meteu-se comigo outra vez a vocação literária. Publiquei em 1938, o meu primeiro livro, que intitulei Sem Método. Livro de breves notas, foi elogiado por grandes homens como grande revelação de homem votado à produção literária.
Teve de se cumprir a minha sina – originada em factores ancestrais que mal alcanço. Apenas sei que meu pai, com estudos oficiais rudimentares, lia e escrevia primorosamente. De minha mãe, delicado espírito, devo ter herdado uma boa dose de sensibilidade.
Bastarão estes dados para se interpretar a minha alma de artista? Sei que nasci escritor em casa de lavoura, situada à beira de uma fonte, na antiga vila de Canelas do Douro." 
João de Araújo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário