tag:blogger.com,1999:blog-799836897608832294.post797481736069180675..comments2023-06-07T10:15:20.416+01:00Comments on Pátria Pequena: Inesquecível viagem na Linha do CorgoJosé Alfredo Almeidahttp://www.blogger.com/profile/15518557251643696508noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-799836897608832294.post-58376140232777281892016-09-21T10:48:37.736+01:002016-09-21T10:48:37.736+01:00excelente texto ! Eu sou um dos muitos que conhece...excelente texto ! Eu sou um dos muitos que conheceu esta belissima linha ferroviaria TrasMontana, desde os tempos das locomotivas a vapor até ás locomotivas a diesel ja nos anos 70-80. E tambem sou um dos muitos que perecebem a necessidade enorme que o distrito de Vila Real volte a "re-colocar nos eixos" a sua ferrovia desde a Regua até Chaves. A estrada e a autoestrada provaram - sem qualquer duvida - que nao substituiram a ferrovia, e até deixaram muitas localidades e povoados mais e mais isolados. Alem disso a Linha do Corgo, desde que em moldes actualizados (composições, infra-estruturas, etc) e com traçado corrigido, pode e deve ter um papel fulcral nao somente no transporte de passageiros (a ferrovia a cumprir o seu papel social que é fundamental para as localidades e populações) mas também para o transporte de mercadorias por via do seu papel ecológico e da alta eficiência de transporte (com reflexos positivos nos custos globais). A exploração de comboios turisticos no Corgo é uma terceira via... mais do que óbvia face ao enorme potencial paisagistico de toda esta vasta região que se estende desde a Regua duriense até Chaves no Alto-Tamega. <br />Que se lute para um dia voltar a repor-se esta grande ferrovia ao longo de toda esta vasta região !Luis Goncalveshttps://www.blogger.com/profile/02437636266353544175noreply@blogger.com